CORE: saiba o que é e a importância de treinar esta região
- Live Equipamentos
- 19 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
O Core é a parte do corpo onde fica o nosso centro de equilíbrio e é também por meio do Core que realizamos uma série de movimentos. Por exemplo, se você deitar e levantar uma perna, vai precisar dele, se ficar sentado vai precisar dele, se caminhar, vai precisar dele.
Como se pode ver, o Core é de grande importância para tudo o que fazemos e ele está localizado bem no centro do nosso corpo. É formado pela região mais baixa da coluna, também chamada de coluna lombar e pelo abdome. Essas duas áreas formam o famoso Core.
A Live Equipamentos preparou um conteúdo completo sobre o assunto. Saiba quais são os músculos que formam a região, a função do Core e a importância de treiná-lo para evitar lesões e ter uma boa qualidade de vida.
Qual a função do Core e por que ele é tão importante?
Para entender a importância do Core é preciso entender quais são os músculos que formam a região e quais movimentos eles realizam.
Assim, temos o grupo de músculos chamado de Paravertebrais que ajudam na estabilização da coluna e também nos movimentos de rotação, extensão, flexão e inclinação lateral e também os:
Reto abdominal: que auxilia em, praticamente, todos os movimentos do tronco;
Oblíquos: ajudam na flexão e rotação do tronco;
Eretor da espinha: ele ajuda a manter a postura e assim, reduz o peso que poderia ir para outras estruturas como disco intervertebral, ligamentos…;
Multífidos: são pequenos, porém, essenciais. Ficam bem ao lado de cada vértebra e ajudam na postura e no suporte à coluna de uma forma geral.
Ao ler sobre as funções dos músculos que fazem parte do Core, fica bem claro que eles são essenciais no dia a dia. Por exemplo, se você vai pegar algo que está atrás de você, precisa girar o tronco e, para isso, usa os músculos da região.
É justamente esse grupo muscular que costuma ser mais afetado no caso de pessoas que trabalham sentadas a maior parte do dia. Com um Core fraco, a dor lombar começa a aparecer e, para evitá-la ou tratá-la, o treino desses músculos é fundamental.
Quais são os benefícios do treino de Core?
Os músculos do Core são os mais requisitados todos os dias, portanto, treiná-los é mais do que essencial. Um Core fraco pode trazer inúmeros problemas. Um dos principais e o que costuma causar mais aborrecimentos e limitações funcionais é a dor na coluna lombar.
Porém, há problemas que vão além da coluna. Por exemplo, caso a dor inicial na região não seja tratada, o problema vai se expandindo para outras partes do corpo podendo chegar ao pescoço, ombros, quadril e assim por diante.
Assim, fortalecer o Core consegue não só evitar lesões e dores como também preveni-las. Eis alguns dos principais benefícios do treino de Core:
reduz problemas posturais;
melhora o equilíbrio e a distribuição de força por outras partes do corpo;
não sobrecarrega um grupo muscular em específico;
melhora o sistema respiratório, entre outros.
Portanto, treinar e fortalecer o Core é essencial para qualquer pessoa e nisso o Pilates pode ajudar e muito. Aliás, é uma das principais modalidades de treino e tratamento nesse aspecto.
Como nossos equipamentos podem ajudar você a melhorar seu treino de CORE?
O Core é formado por 29 pares de músculos, cuja sua função é de suportar o complexo lombo-pélvico-quadril e assim proporcionar uma estabilidade para a coluna vertebral, pelve e cadeia ciática durante a execução dos movimentos funcionais. Nossa linha de equipamentos foi desenhada e desenvolvida para atender a essas necessidades de forma efetiva. Combine os treinos utilizando Trabalhe o core com mais efetividade utilizando nossa linha de equipamentos de Pilates + Core, junto com o equipamento V12, e obtenha uma vez que nossos equipamentos têm maior liberdade de movimentos de rotação e inclinação de coluna, permitindo a ativação de toda musculatura do core durante os exercícios.
Quer saber mais? Confira também quais são as principais práticas recomendadas para o uso de equipamentos de Pilates!